Nutriente emocional: o componente precursor da saúde.


Eu tenho algumas perguntas para você: Quando você diz que quer ser saudável, o que você quer dizer? O que você, e só você, pode fazer para ser saudável? Como você pode assumir o controle da sua saúde? Quais serão seus novos comportamentos para alcançar a saúde? E por fim, qual é o estado emocional necessário para que você cumpra as ações para obter uma saúde equilibrada? Vamos lá, anote suas respostas e vamos em frente....

Todo objetivo que traçamos na vida necessita de ações bem definidas para que sejam alcançados, e com a saúde não é diferente. Creio que todos nós conhecemos pessoas muito competentes no seu trabalho, grandes gestores, profissionais altamente qualificados e muito bem-sucedidos financeiramente, mas que possuem dificuldades em seguir uma dieta alimentar, por exemplo, ou de abandonar o uso de cigarro ou até mesmo de bebidas alcoólicas. Sempre culpam o estresse para justificar suas escolhas. O que falta neles, então? São tão inteligentes! Simples, falta-lhes a competência emocional “que eleva a performance pessoal, profissional e social, e com isso, afeta decisivamente a qualidade de vida, o nível de satisfação e os resultados obtidos pelos indivíduos”.

O comportamento humano é definido pelas emoções. Ninguém vê uma pessoa falando alto, com o dedo em riste e com a testa franzida e diz que ela está feliz. Seu comportamento indica que está aborrecida, não é verdade? E a questão é a seguinte: se as minhas emoções não estão em equilíbrio, como posso ser verdadeiramente saudável? Ouço as pessoas dizendo que quando estão ansiosas comem muito ou não comem nada; que quando se aborrecem querem comer doce ou fumar um cigarro; que bebem para relaxar a pressão do trabalho. Afinal, como ter saúde quando as ações tomadas para compensar as emoções são totalmente contrárias a este fim? Concluindo esta reflexão é bom lembrarmos que emoções positivas nos nutrem com comportamentos que produzem resultados positivos. Se você quer ter saúde de verdade, alimente-se primeiramente da sua inteligência emocional: saiba lidar com suas próprias emoções e com as dos outros. Depois disso, mantenha seu foco. Ser saudável é possível, e você pode chegar lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário