OSTEOPOROSE

 imagem extraída do google
Considerada como uma “epidemia inaceitável” pela Organização Mundial de Saúde, a osteoporose vem silenciosamente se manifestando. A perda de massa óssea e a deterioração do tecido ósseo, por falta ou por não absorção do cálcio, provoca fraturas que podem levar à morte.
Considerando que o pico de massa óssea se dá aos 24 anos, é necessário que até essa fase a alimentação seja equilibrada e diversificada, de forma que o fornecimento de cálcio seja adequado auxiliando assim a saúde e o fortalecimento dos ossos.
Segundo o Prof. Dr. João Francisco Marques Neto Médico, Prof. Titular da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e da PUC - Campinas e Consultor do Ministério da Saúde “A osteoporose aflige cerca de um terço das mulheres entre 60 e 70 anos de idade e dois terços daquelas com 80 anos ou mais. Em todo o mundo, aproximadamente 1,7 milhão de fraturas no quadril são atribuídas à osteoporose a cada ano. Estima-se que o número de fraturas no quadril, em conseqüência da osteoporose, irá aumentar de 1,7 milhão, em 1990, para 6,3 milhões por volta do ano 2050, em todo o mundo(...)
(...)No Brasil, com base nos dados do IBGE, pode-se estimar que cerca de um milhão de mulheres poderão ficar inválidas e pelo menos 200 mil irão morrer, vítimas da osteoporose, nos próximos anos, se a doença não for combatida. Estas estimativas colocam a osteoporose como uma das principais causas de morte na população feminina no país, ao lado do câncer.”
Para confirmar a osteoporose ou a osteopenia é necessário que se faça o exame de densitometria óssea.
A hereditariedade é um fator de risco para o desenvolvimento da doença. Também o sexo, raça, idade, o processo da menopausa e certas medicações aumentam as chances de desenvolvimento da doença. Conhecendo os fatores de risco, você já pode começar a se proteger, certo? Então, FIQUE ATENTO:

           Tabagismo: pare de FUMAR – procure ajuda, nada de atitudes radicais a menos que você banque isso.

Sedentarismo: Pratique alguma atividade física.            
           Não fique trancado em casa! Banhos de sol são fundamentais para a absorção do cálcio.

    Reduza o consumo de sal (sódio) e açúcar, pois levam a perda de cálcio pela urina

        Reduza a cafeína: nada de vários cafezinhos ao dia ou muito mate para refrescar! A cafeína, que também está nos refrigerantes à base de cola e nos achocolatados, provoca desmineralização óssea.

Reduza o consumo de álcool: Mais de 04 doses ao dia aumentam o risco de osteoporose.
  
             Excesso de fibras (farelos e farinhas – germe de trigo, farelo de aveia, gérmen de trigo, etc.) aumenta a excreção de cálcio.

  Gorduras em excesso inibem a absorção do cálcio. Mas em quantidade reduzida diminuem a absorção. Novamente o equilíbrio! 

               MUITA proteína (carnes em geral, frios, leite e derivados) precipita a perda de cálcio.

Seus aliados: 

Cálcio: resistência óssea

Leite e derivados, semente de gergelim, brócolis, couve, aveia, feijão branco.
 Aumente o consumo de cálcio e escolha fontes onde ele é mais bem absorvido: leite e derivados - escolha os magros, reduzidos em gordura, mas não em cálcio.
  
Vitamina D: absorção e uso do cálcio
  
sardinha, gema de ovo, arenque

Boro: sua deficiência diminui a concentração de cálcio

Gérmen de trigo, aveia, trigo integral, nabo, pepino e pêssego.

Manganês: envolvido no metabolismo ósseo

Abacaxi, farinha de aveia, espinafre, nozes, cereais, feijão, trigo.

Magnésio: forma os  cristais de cálcio nos ossos e ativa a vitamina D

Cereais integrais, gérmen de trigo, peixe, noz, camarão, acelga, verduras verdes.


Enquanto causa emocional a osteoporose está ligada à linhagem familiar. Estrutura. É necessário revermos a história da nossa ancestralidade, seus medos e anseios. Onde nessas histórias você ainda está enredado e, por isso, manifestando osteoporose?
Cristina Cairo nos diz que a mente de pessoas com osteoporose “está mostrando que perdeu seu estímulo de vida e sua agilidade para resolver seus próprios problemas. A tensão constante em sua consciência faz de você uma pessoa difícil de compreender QUE A VIDA FLUI NATURALMENTE e que tudo está se transformando a cada instante. Abra sua mente e amplie sua consciência: a vida no universo é extensa demais para você se trancar nos LIMITES das suas crenças e medos. Alivie essa tensão mental e relaxe, confiando no melhor”.

 imagem extraída do google
 Até a próxima, querido leitor!

2 comentários:

  1. A Cultura e o Saber
    São fontes de formação
    Que ensinam a escolher
    a mais certa desisão.
    P´ra decisão acertada
    muito ajuda a prevenção.

    Pelo que li, eu gostei
    Por isso cá voltarei!


    ARFER

    ResponderExcluir
  2. Eu odeio essa doença porque toda minha família a padeceu, e agora eu tenho que estar me fazendo exames de densitometria ossea sempre, como medida de prevenção.

    ResponderExcluir