OBESIDADE - PARTE II



Olá, meu companheiro leitor! Tenho recebido, por e-mail, muitos depoimentos de pessoas que estão lendo o blog e estão tendo a oportunidade de rever muitos de seus sentimentos e questões adormecidas. Fico feliz e peço que não deixem de mandar essas experiências porque elas são o termômetro para que esse trabalho prossiga. São vocês que fazem esse espaço. Por isso quero transmitir a todos que aqui transitam, minha mais profunda gratidão, mais uma vez. Bem, mas o assunto hoje ainda é sobre obesidade. Conseguiram praticar os pontos citados em Obesidade - Parte I? Essa revisão no espiritual e no emocional é fundamental para se ter força e equilíbrio no controle da alimentação. Aqui vão algumas dicas básicas para quem quer começar a mudar a qualidade da alimentação.

ALIMENTOS AMIGOS: te querem bem, te fazem bem, te deixam com mais disposição e, consequentemente, com mais saúde!

  • Legumes: use de 02 a 03 tipos, com cores variadas para variar os nutrientes. Use sempre um deles cru (por exemplo cenoura ralada). São fonte de fibras que auxiliam na absorção das gorduras e açúcares, aumentam a saciedade, ajudam a formar o bolo fecal eliminando substâncias tóxicas do organismo.
  • Verduras: no mínimo 01 tipo diariamente, somado aos legumes, devem perfazer 1/2 do seu prato. Fonte de fibras.
  • Frutas: 04 a 05 porções por dia. Inicie as refeições com ela pois ajuda na saciedade. Fonte de fibras.
  • Utilize peito de frango, peixe e carnes magras (abaixo): em torno de 100g é o ideal.
1. Patinho (na figura está equivocado como 3, próximo do 2, à direita) 2. Maminha 3. Músculo 4. Lagarto 5. Filé mignon 6. Coxão duro 7. Coxão mole
Imagem retirada do site: www.saude.abril.com.br

  • Sopas e caldos feitos com legumes e vegetais, sem massinha, sem batata, sem inhame e sem aipim, engrosse com um pouquinho de farinha de aveia. Consuma 02 vezes por semana. Fuja da sopa creme (creme de palmito, creme de abóbora, etc.) que normalmente é preparada com creme de leite e, portanto, muito calórica.
  • Não fique sem os carboidratos! Eles são importantes como 1a fonte de energia para o processo de emagrecimento saudável. Prefira os integrais (fonte de fibras), sempre que puder. Eles reduzem o índice glicêmico, fator importante no emagrecimento. Eles devem compor 1/4 do seu prato.
  • Leguminosas: devem compor 1/4 do prato. São ricas em fibras.
  • Gorduras: consumo moderado. Evite frituras e refogados. Prepare o arroz sem gordura, cozinhando-o direto na água. Use o azeite extra-virgem e óleo de girassol.
  • Água: de 02 a 03 litros / dia.
  • É fundamental o EXERCÍCIO FÍSICO. Consulte um profissional da área.
DICAS PRÁTICAS:

SE VOCÊ USA (em vermelho) TROQUE POR (em verde):


Leite e seus derivados integrais - Derivados de leite LIGHT
Carnes gordas - Carnes magras
Massa com molho de queijos, molho branco - molho vermelho simples
Refrigerantes diariamente - use só nos finais de semana
Pão francês - pão francês sem miolo e pão com grãos LIGHT.
Atum em óleo - Atum LIGHT
Bebidas durante as refeições - 01 copo de água com rodelas de limão
Pizzas de restaurantes - pizza de frigideira (coberta com molho de tomate,mussarela LIGHT, rodelas de tomate. Salpique com orégano)
Alimentos fritos - ensopados, assados.
Doces em geral - frutas desidratadas e barrinha de ceral

  • Aumente o consumo de frutas com bagaço e de saladas.
  • Alimente-se a cada 3 horas.
  • Coma mais devagar, saboreando o alimento e entre uma garfada e outra, repouse o garfo no prato até terminar a mastigação.
  • Emagreça sua geladeira: alimentos de origem animal light, 02 a 04 tipos de frutas com cores diferentes, verduras e legumes com cores diferentes, frios light, ovos, ovo de codorna, iogurte natural desnatado para fazer molhos para saladas, iogurte light, molho shoyu, sucos de garrafa (orgânicos), água de coco, queijos magros, sorvete de frutas.
  • Mantenha as folhas lavadas e os legumes cortados, devidamente envasados. Isso facilita o preparo na hora que a preguicinha bate.
  • Consulte a postagem Nutrientes para o Corpo e Nutrientes para a Alma e relembre a Pirâmide Alimentar para montar seu prato de forma saudável.


Seja feliz, querido leitor e até o próximo encontro com o tema...Bem, desta vez será surpresa, mas com certeza, você vai gostar! Até breve!