DEPRESSÃO

Como de costume, preciso agradecer aos meus leitores! Mais de 600 acessos! Isso é uma onda, e ela se chama PENSE SAÚDE! Vocês querem mesmo mudar, não é? Obrigada por confiarem neste trabalho, por se darem a oportunidade de experimentar...já temos até seguidores, mas sigam antes de qualquer coisa, o próprio coração...estamos juntos nessa empreitada!


Talvez nenhuma outra enfermidade assolará o mundo atual com tanta força como a depressão. Com sintomas como baixa auto-estima, tristeza, angústia, medo, insegurança, sono ou insônia, choro constante, entre outros, essa doença está se manifestando em crianças, adolescentes, adultos e idosos, de forma indiscriminada. Muitas vezes mal interpretada por parentes e conhecidos, a depressão é considerada frescura ou entendida com falta de vontade de melhorar. Mas a questão não é bem assim. Depressão é uma doença. Existe um desequilíbrio químico e existe um fator emocional. Se não for devidamente cuidada, alguns casos podem levar ao suicídio.

Existe um aspecto interessante na depressão que é o estar centrado no seu próprio problema. Muitas vezes, como a pessoa não consegue desenrolar os fios da vida, como as coisas não andam, fica absorto naquele pensamento e pelo apego às questões insolúveis, se deprime, impedindo que a criatividade floresça e que soluções apareçam. Existem situações em que a pessoa se encontra num beco sem saída e nada parece funcionar, não é verdade? Mas tudo tem uma saída, pode acreditar. Nem sempre é a que queremos, mas a que precisamos vivenciar para nossa evolução. Por isso, se não entendermos que viemos a esse mundo com uma missão não entenderemos essas dificuldades e tentaremos cada vez mais controlar nossa vida, perseguir objetivos impossíveis e pautar nosso entendimento sobre as dificuldades em idéias materialistas. Interessante é que embora as estatísticas apontem o crescimento dos casos de depressão, ela não é um mal da atualidade. Estudos revelam que desde a Antiguidade a depressão se fazia presente, denominada de melancolia ou até como demônio do meio-dia, ela estava lá. Segundo o artigo de Cintia Adriana Vieira Gonçales e Ana Lúcia Machado “é interessante observarmos que muitas concepções atuais da depressão estão firmemente arraigadas nos pensamentos da Idade da Razão. As questões do ócio, preguiça, falta de vontade e a necessidade do trabalho braçal ainda podem ser percebidas em alguns meios, quando ouvimos frases como: depressão é doença de quem não tem o que fazer e o remédio é um tanque cheio de roupa suja para lavar”. Estamos por demais preocupados com a vida porque somos materialistas. A evolução racional nos afastou das Leis da Natureza. Será que viemos a este mundo somente para estudar, fazer pós-graduação, mestrado, doutorado, casar, ter filhos, viajar, comprar uma casa própria, criar blogs e tantas outras coisas mais? Isso parece demasiadamente pouco para nossa capacidade como Ser Humano. É preciso pensar sobre a missão da alma. Qual o meu papel aqui e agora? Saindo deste centro de si mesmo perceberá quantas pessoas estão em situação muito pior que a sua e aí terá um motivo para começar a agradecer, para mudar o foco de si para o outro e aí descobrir a sua missão. A prática altruísta é um bom começo para cuidar da depressão. Saia de si, do seu mundo e venha para o nosso mundo, você não vai se arrepender.
Peça ajuda porque uma das características da depressão é a inação, não por vontade, mas por incapacidade de agir. Uma vez me disseram que era menos doloroso permanecer nessa inércia do que dar um passo para realizar algo. Isso é muito triste, é uma morte lenta. O papel das pessoas que lidam com o deprimido é fundamental. Esqueçam as broncas. Bronca se dá quando a pessoa tem condição de lidar com ela. Uma “lição de moral” para um deprimido pode custar caro. Substitua a bronca por amor e ajude-o a procurar um tratamento. É preciso paciência e perseverança para conviver com isso, mas nada que o verdadeiro amor não consiga superar, afinal, queremos ver aqueles que amamos felizes.


Lembre-se, então, de dois sentimentos caso você esteja deprimido: egoísmo e apego. Desapegue-se dos “problemas”, deixe a mente criativa apresentar as soluções. Doe parte do seu tempo a alguma causa. Você verá como está colocando energia demais em coisas pequenas. Reflita sobre isso como uma folha em branco. Isso não é uma bronca, mas meu sincero desejo de que você encontre a saída e volte a SER FELIZ!

Considerando o aspecto nutricional da depressão, se ligue nos Alimentos Amigos:

- Vitamina C – tomate, frutas cítricas, folhosos verde escuros, pimentão, goiaba, kiwi, caju.

- Vitamina B1 – germe de trigo, ervilha, pão e cereais integrais, semente de girassol, amendoim.

- Vitamina B3 (niacina) – fígado, carnes magras, peixes oleosos, queijos, cogumelo, ovos, ovas de peixe, vegetais folhosos, aspargo e batata.

- Vitamina B6 – gérmen de trigo, banana, couve-flor, agrião, peru, castanhas, nozes, peixe, pimentão, abacate, semente de gergelim.

- Vitamina B9 (ácido fólico) – salsinha, agrião, espinafre, endívia, brócolis japonês, beterraba crua, gérmen de trigo, nozes, amendoim.

- Vitamina B12 - tiamina, riboflavina, ácido fólico

- Ômega 3 – arenque, sardinha, atum, salmão, linhaça.

- Ferro – fígado, sardinha, mexilhão, vegetais verdes folhosos, damasco seco, tofu, grãos e ameixa seca.

- Cobre - frutos do mar, cereais integrais, curry, fígado e gérmen de trigo.

- Magnésio - cereais integrais, gérmen de trigo, nozes, damasco, tofu, grãos de soja, tomate, acelga.

- Alimentos Orgânicos reduzem a carga de agrotóxicos que atuam no sistema nervoso central levando a alteração de humor. Os casos de suicídio são comprovadamente altos entre agricultores que aplicam agrotóxicos na lavoura.



Seus Inimigos...


- Consuma menos proteínas (alimentos de origem animal) e tenha cuidado com a cafeína, o álcool e o açúcar.

- Evite: doces em geral, leite e derivados, refrigerante e álcool, carne vermelha.



DICA NUTRICIONAL:

Shake da Alegria:

Extrato de Soja: 02 col de sopa

Castanha-do-pará: 02 unds

Farelo de Arroz: 01 col de sopa

Farinha de linhaça dourada: 01 col de sopa

Banana prata: 01 und

Água: 180 ml

Mel (contra-indicado em casos de diabetes e obesidade. Substitua por stevita.).

Liquidificar e beber em seguida.

Tomar pela manhã ou como lanche da tarde.



DICA EMOCIONAL:

1- Olhe-se no espelho, DIGA SEU NOME E EM SEGUIDA, Eu te amo e te perdôo.

3 a 4 vezes / dia.


2- Diga várias vezes ao dia: EU QUERO ELIMINAR O EGOÍSMO E O APEGO


O óleo essencial de laranja e os florais são um ótimo e eficiente recurso para complementar o tratamento da depressão.



DICA ESPIRITUAL:

1- Busque urgente um trabalho voluntário. Doe amor!


2- Gratidão gera gratidão: agradeça por tudo e por todos, mesmo por aquilo que aparentemente é negativo!



3- CONVITE: Venha para o NOSSO mundo...sempre tem alguém pior...agradeça e descubra a missão da sua ALMA.






Seja Feliz, querido leitor, e até o próximo encontro com o tema Obesidade, parte 1.




Primeiro Programa de Reeducação Alimentar & Emocional

Maio de 2009.

Local: Tijuca – Rio de Janeiro

02 Módulos de 4 encontros

Número de Vagas: 06 participantes / turma.

Informações: pensesaude@gmail.com

5 comentários:

  1. Olá Denise, gostei muito de seu blog que aborda aspectos espirituais de nossa vida associados com as doenças, e ritmos de vida ligados à depressão. Eu não tenho depressão mas conheço muitas pessoas que sofrem deste mal.

    ResponderExcluir
  2. Dr.Denise, conheci o seu BLOG através do ORKUT pelo amigo Edu Lamas, que recomendou o artigo sobre depressão, algo que já vivenciei.
    Pois bem, achei o artigo Fantástico!!! A senhora conseguiu alcançar todas as minhas expectativas em relação ao assunto. Inclusive na parte que diz que o deprimido é mal interpretado. O que é uma grande verdade, pois só quem sente sabe.
    Agradeço a oportunidade gratuita e prazerosa em ler um artigo tão provido de conhecimento e sensibilidade.
    Meu nome é Gustavo, e certamente voltarei ao seu BLOG com satisfação. Tentarei um cadastro ou algo parecido.
    Um abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise, somente uma pessoa conhecedora da alma humana criaria um blog tão especial como esse. Estou adorando. Meus parabéns.
    Um abraço,
    Eliane Thees

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo presente e a surpresa de ter publicado a poesia Baile das Chamas. Aliás, obrigado por tudo.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir