NUTRIENTES PARA O CORPO & NUTRIENTES PARA A ALMA


Olá, querido leitor!

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos que já visitaram este espaço. Já recebi diversas mensagens e fiquei muito feliz com esse retorno. Por favor, sugiram temas e divulguem o Blog, vamos fazer uma onda PENSE SAÚDE! Vamos fazer pessoas felizes!


Hoje em dia muito se fala sobre nutrientes. Mas o que são nutrientes? Nutrientes são substâncias que exercem funções energéticas, construtoras ou reguladoras no nosso corpo. São vitaminas, sais minerais, carboidratos, gorduras, proteínas e água. Os carboidratos e os lipídios são nutrientes energéticos, produzem energia para as atividades corporais. A proteína é um nutriente construtor porque está envolvida com a formação de tecidos do corpo, como por exemplo, os músculos. Já as vitaminas, os sais minerais e a água são nutrientes reguladores porque exercem funções que regulam o metabolismo. Enfim, são os tijolos que arrumados entre si formam o alimento e através dele entram na máquina chamada Aparelho Digestivo que disponibilizará esses tijolos conforme a necessidde do organismo. O corpo humano precisa de todos os nutrientes para exercer suas funções de forma saudável. Cada alimento possui seu nutriente próprio e normalmente alimentos de um mesmo grupo possuem nutrientes similares, sendo assim, de acordo com a Pirâmide Alimentar, temos os seguintes grupos e seus principais nutrientes:


1-Grupo dos Cereais Integrais - carboidratos complexos, vitaminas do complexo B, fibras

2-Grupo dos Óleos Vegetais e Azeite Extra Virgem - Vitamina E

3- Grupo das Frutas - vitamina A, C, fibras, ácido fólico e sais minerais

4- Grupo dos Legumes e Verduras - vitamina A, C, fibras, folato, ferro e sais minerais.

5- Grupo das Castanhas, feijão, ervilha, grão-de-bico - vitaminas do complexo B, proteínas, ferro, selênio, zinco, fibras.

6- Grupo do Peixe, frango e ovos - proteínas, ferro.

7- Grupo dos Laticínios Magros - proteínas, cálcio, vitamina A, D

8- Grupo do Arroz Branco, pão branco, batata e macarrão - carboidratos

9- Grupo da Carne Vermelha, manteiga e margarina - lipídios, vitamina B12, proteínas.


Conhecendo esta distribuição torna-se fácil fazer escolhas nutricionalmente corretas. Não seja um prato único porque receberá sempre os mesmos nutrientes. Deixe de lado a preocupação em escolher o alimento pelo nutriente que ele contém. Basta diversificar a escolha e o processo de absorção desses nutrientes será natural. Para isso o corpo foi criado. Assim é a natureza. Logo, um prato brasileiro composto de legumes, verduras, arroz, feijão e um tipo de carne, certamente proporciona nutrientes de forma adequada para a manutenção da saúde. Já recebi muitos clientes no consultório com o discurso de não comer legumes, verduras e até mesmo frutas. É uma escassez de alimentos reguladores, não é mesmo? Essa situação é interessante e torna-se necessário resgatar esse elo com o alimento que vem da terra. É preciso negociar, reformular e despertar o desejo de tentar experimentar. Uma restrição alimentar desta natureza, ao longo dos anos trará danos ao corpo que podem ser evitados através da alimentação. Hoje em dia o que mais vemos são adolescentes que nem sabem o gosto dos legumes ou verduras. É um caos que só será percebido no futuro, quando esta falta de sais minerais se manifestar em forma de doenças, inclusive as psíquicas, uma vez que o sistema nervoso e o cérebro são afetados pela abstinência de algumas vitaminas e minerais. Mas você deve estar se perguntando: eu não como nada disso, mas uso suplementos alimentares que repõem estes nutrientes. Isso não é a mesma coisa? Seria se fôssemos seres constituídos só de corpo físico, mas temos também um corpo espiritual, e a energia vital que alimenta nosso espírito não está presente nos compostos vitamínicos ou em qualquer outro suplemento sintético. Energia Vital vem da terra, da natureza e não em cápsulas. Por isso a negociação é para que se retome esse contato com o alimento. A proposta é que sejamos novamente o bebê que aprende a se alimentar, sem preconceitos.

Nutrir o corpo não é uma missão impossível, é viável desde que se esteja disposto a fazer o que não quer. Fazer só o que quer é fácil e não exige crescimento. Controlar a alimentação, regrá-la e seguir essas mudanças é um exercício de auto-controle e não é fácil!

Resta lembrar que a mente e a alma precisam igualmente de nutrientes que também são energéticos, construtores e reguladores.

1- Energéticos: bons pensamentos, docilidade, auto-estima elevada, sorriso, abraço, bom humor

2- Construtores: esperança, fé, perseverança, ânimo, bom humor

3- Reguladores: respeito, sinceridade, humildade, altruísmo, perdão.


Esses nutrientes são absorvidos integralmente pela sua mente e alma e podem salvar muitas vidas consideradas perdidas. Somando esses alimentos internos aos alimentos orgânicos saudáveis e diversificados, nosso corpo, nossa alma e nossa mente estarão muito bem alimentados e o processo digestivo de absorção de nutrientes será muito mais eficaz. Monte seu prato bem colorido, mas nunca deixe de colorir também seus pensamentos, palavras e ações. Alimente seu Corpo, Mente e Espírito e sua vida será farta em ricos e verdadeiros nutrientes!


Dica Nutricional:


Consuma ALIMENTOS ORGÂNICOS. São ricos em Energia Vital. Comece com pelo menos 01 tipo em cada refeição principal (almoço e jantar)


Salada Nutritiva:

Use Ingredientes orgânicos!

  • 01 xícara de cenoura cozida em rodelas,
  • 06 folhas de alface roxo
  • 04 tomates cereja em 4,
  • 1/2 pepino japonês em rodelas
  • 1/2 xícara de vagem macarrão em rodelinhas
  • 1/2 xícara de couve-flor picadinha
  • 5 azeitonas pretas
  • 1/4 de pimentão amarelo em tiras
  • 2 ovos orgânicos.
  • 02 fatias de pão integral Light sem a casca.
  • 01 colher de sopa de azeite extra-virgem
  • Sal marinho moderadamente.
Preparo:
Corte o pão em cubinhos e torre ligeiramente em frigideira teflon. Reserve.
Cozinhe os ovos e passe em ralo fino. Reserve.
Forre uma saladeira (bem bonita!) com as folhas do alface devidamente lavadas. Misture os demais ingredientes com o azeite extra virgem e o sal e disponha sobre as folhas. Salpique com os ovos cozidos e cubra com os cubinhos de pão.


Dica Emocional:


A boca representa absorver novas idéias e nutrição (com que sentimentos você se nutre?)

Repita sempre: EU ME NUTRO COM AMOR.

(Louise Hay)

Dica Espiritual:


Antes das refeições, agradeça mentalmente pelo alimento QUE MANTÉM A VIDA.



Seja Feliz e até o próximo encontro com o tema: Depressão


Fale comigo: pensesaude@gmail.com


5 comentários:

  1. Maravilha, De. Vamos pintar a vida com cores vivas! O vídeo foi muito bem escolhido também.
    Beijão e parabéns mais uma vez pelo trabalho feito com talento e generosidade,
    Edu.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Seu Blog do "nham nham nham" está ficando uma delícia!
    Sua felicidade é reflexo da nossa!
    Essa é a onda! ;-)

    Sugestão para futuros temas: FUGA!

    Beijinhos e AM´s,
    Lola

    ResponderExcluir
  4. Agora acho que meu comentário vai (só não sei pra onde, mas vai, hehehehe). Denise, já é certo que o PENSE SAÚDE é sucesso. Só queria dizer uma coisinha: você é fera e tudo que colherá de bom será somente consequência desse talento incrível que tem. Você sabe que minha energia está lá em cima pra você. E energia positiva de Spider é energia positiva de Spider! Tudo de ótimo pra você, a nutricionista mais competente e gente boa desse Brasil varonil. Beijo grande e que Deus te abençoe sempre.

    Edu (FATOR B)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!!
    Maravilha da "blog"!!!
    Realmente você [e uma profissional de "mão cheia"!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir