O QUE VOCÊ NÃO CONSEGUE DIGERIR?



Ouço queixas constantes dos meus clientes acerca das dificuldades que sentem em digerir alguns alimentos. A primeira pergunta que faço é com quais alimentos eles sentem tal desconforto, mas se apenas isso for considerado estarei atuando apenas no sintoma. No entanto, a causa desta “indigestão” pode estar além de uma simples mudança de alimentação: pode estar também no sentimento, na emoção.
Vamos entender o processo digestivo? Numa linguagem simples, o alimento entra pela boca, é mastigado, e envolvido pela saliva que possui substâncias (enzimas) que iniciam a quebra deste alimento. Daí, o bolo alimentar desce pelo esôfago até alcançar o estômago, onde é envolvido pelo suco gástrico e outras enzimas que quebram um pouco mais este alimento, tornando-o ainda menor para que seja absorvido. Este bolo pastoso é então enviado ao intestino delgado e recebe um banho de bile, enviada especialmente pelo fígado para digerir as gorduras. No intestino delgado, muitos nutrientes são absorvidos e o restante do bolo alimentar é então empurrado para o intestino grosso, onde outros nutrientes são absorvidos, e o que não é aproveitado é expelido em forma de fezes. Simples, não?
Agora vamos transformar esse processo em SENTIMENTO... em EMOÇÃO...
Você se encontra numa situação que de alguma forma lhe incomoda. Essa situação chega até você e em forma de pensamento alcança seu cérebro, registrando e provocando a emoção do momento. Imediatamente você engole essa sensação até tomar – ou não - uma atitude. Esse sentimento desce pelo seu esôfago e chega ao estômago que secreta ácido gástrico, como se estivesse recebendo alimento e esse bolo “vazio” fica ali ruminando. Daí o nó no estômago. E se nada existe, nada é eliminado, não em forma de resíduo, mas sim em forma de dor, de desconforto, de má digestão. Segundo Louise Hay, a provável causa da indigestão é RECEIO, MEDO, ANSIEDADE profundos. Agarrando e moendo.
Uma alimentação menos industrializada, composta de alimentos orgânicos e com certos cuidados individualizados com certeza trará grandes resultados, mas esses sentimentos que corroem e que não são digeridos e eliminados ao longo dos anos, também precisam ser identificados evitando assim que o problema se repita mais adiante. Os Florais podem ser utilizados na busca deste equilíbrio emocional permitindo que comportamentos desconhecidos até então possam ser encarados e resolvidos com tranqüilidade. A digestão é um processo natural e precisa transcorrer com facilidade, sem desconforto. Se você vem apresentando problemas digestivos, avalie sua alimentação, mas também seus sentimentos e responda: O QUE EU NÃO ESTOU CONSEGUINDO DIGERIR?
DICA NUTRICIONAL:
  • Chá de folha de hortelã fresco
Modo de Preparo:
Ferva 01 litro de água, apague o fogo, acrescente 01 molho de hortelã fresco e abafe. Deixe esfriar e tome 01 xícara após as principais refeições. Se desejar pode beber geladinho, é uma ótima pedida para nosso clima tropical.
DICA EMOCIONAL:
  • Repita diariamente várias vezes: “Dirijo e assimilo todas as novas experiências em paz e com alegria.”
DICA ESPIRITUAL:

Enxergue longe, enxergue além da forma. Deixe sua Alma ver. A música.



Seja Feliz e até o próximo encontro com o tema: Nutrientes para o Corpo & Nutrientes para a Alma

Fale comigo: pensesaude@gmail.com





20 comentários:

  1. É com muita alegria que recebi seu e-mail sobre esse novo projeto, uma pessoa do seu grau sempre contribui de alguma forma para a sociedade, acho q vai agregar tanto espiritualmente como materialmente, para todos! Fico muito feliz de poder acompanhar essas dicas de voce Denise, grande beijo!

    Olympio

    ResponderExcluir
  2. Nossa... Que chique!!
    Adorei!
    Boa sorte com o seu blog.
    Estarei sempre visitando.
    Beijos mil
    Melissa

    ResponderExcluir
  3. Linda, agora é só cuidar bem desse filho, fazê-lo crescer bonito como a mãe. Tenho certeza que ele lhe trará muitas alegrias. Conte comigo!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Parabéns "Comadre"!!! :-)
    Ficou a sua cara!!!
    Obrigada por mais esse presente! Mais um canal de aprendizado!

    Beijo grande,
    Lola

    ResponderExcluir
  5. Demorou mas ficou perfeito.
    Agradeço profundamente do fundo do meu coração.
    Pois hoje ao abrir o blog, era tudo que eu queria lê, pois estou
    passando por esse problema de digestão.
    Muitas experiências novas.
    Com certeza irá contribuir de alguma forma para sociedade.
    Excelente!!!
    Muito obrigada.
    Um grande beijo.
    Cleidia

    ResponderExcluir
  6. Poxa minha querida!
    Gostaria de parabenizar por esse espaço simplesmente lindo, importante e profissional que você disponibilizou.
    Eu como seu amigo e cliente, tenho o maior carinho por você.
    Sinto orgulho em vê-la progredindo e consolidando sua posição como Nutricionista.
    Quero ver você cada vez mais feliz e realizada na vida.
    Um grande beijo no seu coração.
    André

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela iniciativa amiga, que através desse canal muitas pessoas possam mudar suas vidas e serem mais felizes.
    Um grande beijo no coração.
    Kellen

    ResponderExcluir
  8. Que bom que está aqui, assim não fico com tanta saudade. Parabéns! bjs, fê.

    ResponderExcluir
  9. Oi Denise,

    Seja bem-vinda ao mundo blogueiro!Blog é um território muito gostoso de trocas, informações, de amizade( e muitas virtuais!), de ajuda e por aí vai. Eu adorei começar e fazer o meu. Tenho certeza que também vai gostar. Vou dar sugestões... afinal pesquiso muito essa questão alimentar pelas minhas inimigas "intolerâncias intoleráveis" (descobri mais uma: ALHO!!!).
    Quando lembrar dá um pulinho lá no meu blog-http://rioquemoranomar.blogspot.com
    PARABÉNS!
    Beth

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito. A abertura foi interessantíssima ! A verdade é que algumas vezes não dá mesmo para digerir os sapos que pintam no cardápio da vida...
    beijos e sucesso
    Lucilia

    ResponderExcluir
  11. Amei. Valeu a pena a demora.Parabéns e que aqui nesse seu cantinho você possa continuar a nos transmitir ensinamentos tão importantes para a nossa saúde mental e espeitual.
    Sucessos mil.
    Beijos da amiga que muito a ama
    Mary

    ResponderExcluir
  12. Parabénssss....Super bacana!!!!Q através desse meio de comunicação vc possa tranformar mtas pessoas levando para elas uma vida mais saudável...mto bom...Sucesso!!!
    Um beijo
    Tayla
    Vila Velha,ES

    ResponderExcluir
  13. QUE LEGAL! ADOREI O BLOG E DESEJO QUE ALCANCE MUITAS PESSOAS. ADMIRO SUA CAPACIDADE DE BUSCAR, REALIZAR E APRENDER. UM BEIJAO!TADEU

    ResponderExcluir
  14. Partindo de você só poderia representar uma coisa: aprendizado constante. Vamos dividir esta boa nova com muitas pessoas para ajudá-las a encontrar um caminho de felicidade!
    Beijo.
    Célio Martins

    ResponderExcluir
  15. Adorei!!! Parabéns!! Muito elegante e chique!!!

    Beijos!!!
    Andréa Miada

    ResponderExcluir
  16. Recebi esse email através de um grande amigo e orientador,fiquei muito feliz com seu blog,e com certeza irá ajudar de alguma forma a sociedade e principalmente a mim..que estou precisando de um grande incentivo!
    Bjos e que vc seja próspera de toda felicidade.

    ResponderExcluir
  17. Caríssima, adorei "Pense Saúde". Nesses dias atribulados de crise econômica e moral, muitos vivem tristes, amargurados e temerosos do futuro. Seu blog, que trata da busca do equilíbrio entre os aspectos físicos e espirituais, certamente proporciona uma preciosa oportunidade para refletirmos sobre o que realmente importa na vida.
    Parabéns e sucesso !
    Ecio Pedro

    ResponderExcluir
  18. Querida e amiga Denise
    Gostei muito do Pense Saúde. É saboroso, nutritivo, refrescante e, ao contrário de certos alimentos e situações do dia-a-dia, é de fácil digestão. Muito obrigado por compartilhar.
    Muita Paz, saude e amor.
    Jorge Morbeck

    ResponderExcluir
  19. Não poderia esperar nada diferente de vc!!!!!!
    Tá lindo, maravilhoso!!!
    Amei!!! Amei tudo...
    Nossa, temos muitas coisas pra conversar sobre o assunto...
    Parabéns!!! Vc continua simplesmente o máximo!!!
    bjões, Joana.

    ResponderExcluir
  20. Denise...........
    Parabéns pelo blog.Com certeza está sendo uma ferramenta maravilhosa de conscientização e crescimento para muitas pessoas.
    Que Deus abençoe sua missão!
    17/02/2009

    ResponderExcluir